Padre Mauro Argenton

PADRE MAURO ARGENTON

Padre Mauro Luiz Argenton nasceu no município de Alpestre, no dia 15 de janeiro de 1985. É o segundo filho do casal Mário Luiz e Silvia Maria Argenton. É irmão de Maico Jóse e Silmara Argenton.

Sua infância foi vivida em Alpestre, junto a sua família onde estudou na Escola Estadual Cristo Redentor. Ajudava na Igreja como coroinha, participava em grupos infantis no CTG e Coral Italiano. Ajudava nos trabalhos agrícolas, também como vendedor de picolés e depois como funcionário em um mercado.

Desde criança demonstrava sinais de ter a vocação sacerdotal. Aos 16 anos ingressou no Seminário em Frederico Westphalen, onde terminou o Ensino Médio e cursou o Propedêutico. Cursou filosofia na Unochapecó, morando em Nonoai, por três anos. Depois estudou Teologia, em Passo Fundo, por quatro anos.

No dia 13 de dezembro de 2009 Mauro foi ordenado presbítero. E a primeira missão foi em no município de Três Passos, onde permaneceu apenas por um ano. Foi chamado para coordenar a Animação Vocacional Da Diocese, e atuar como formador no Seminário Menor em Frederico Westphalen. Após dois anos voltou para a região celeiro, onde viveu sua primeira experiência como pároco, em Tiradentes do Sul.

Então, no início de 2015, foi transferido para Iraí. Onde atuou com dedicação e empenho para o bem da Igreja e de toda a sociedade. Desde 2017 Pe. Mauro tem intercalado sua atuação paroquial com o estudo de jornalismo, na Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen.

Seguindo a promessa que fez ao ser ordenado, Pe. Mauro tem dedicado sua vida a serviço daqueles que Deus o confiou.